domingo, 11 de setembro de 2011

Acessibilidade?










Nova Praça do Imbuí: bares, lanchonetes, pista para caminhada, pista de skate, parque infantil, etc.
Mas será que todas as pessoas podem frequentar este ambiente?
Fazendo um passeio por esta praça, observei que isso não é possível, pois apesar dela está cercada de placas de acessibilidade, falta ainda muita coisa para que isso seja verdade.
Por exemplo, esqueceram de um detalhe muito simples: não colocaram barras de sustentação nos banheiros! Como cadeirantes, grávidas e idosos vão sentar e levantar no banheiro sem essas barras? Ou será que essas pessoas não podem ou não devem frequentar este ambiente? Complicado não é?
Outro detalhe importante: não existe uma pista tátil nesta praça! Será que pessoas com deficiência visual não gostam de passear ou de se encontrar com amigos para bater um papo e se distrair? 
A verdade é que a inclusão e acessibiliade que existe (se posso dizer que existe) está muito longe do que deve ser realmente. E não digo isso só por causa das praças não! Digo isso porque, se olharmos atentamente para toda a nossa cidade (praças, parques, shoppings, edifícios, escolas, ruas, etc), veremos que as palavras "inclusão e  acessibilidade" só existe realmente nas placas.
  

5 comentários:

  1. Realmente isso está longe do ideal para uma acessibilidade de fato. E o pior é que isso é posto como algo bom, perfeito e acabado e muitos afirmam que ai há acessibilidade ou que estamos muito perto disso em nossa cidade! ¬¬' Que nada!! Ainda precisamos de muito para tornar a cidade de Salvador realmente acessível.

    ResponderExcluir
  2. A partir dessa postagem a gente pode perceber que a falta de acessibilidade não é só nos bairros populares; acontece em toda Salvador, seja em bairros nobres ou não. Essa suposta acessibilidade precisa ser revista.
    Será mesmo as pessoas que estão liderando essas iniciativas de construções de ambientes acessíveis se apropriaram do real conceito de acessibilidade? E as pessoas que colocam esses trabalhos em prática buscam saber e atingir o adequado?
    Ficam registradas minhas inquietações!

    ResponderExcluir
  3. Ao observarmos essas imagens devemos nos colocar no lugar destes cidadãos que necessitam de atenção especial, para poder fazer uso do seu direito de ir e vir. Mas, sem acessibilidade como poderão fazer valer o seu direito?
    A inclusão e a acessibilidade têm um discurso muito bonito, mas, precisa sair do papel e virar realidade de fato.

    ResponderExcluir
  4. Tanda,no bairro onde moro não é diferente. Realmente temos um selo de acessibilidade!! Aqui no Bairro vejo a dificuldade que minha avô encontra para sai a rua, precisamos está o tempo todo desviando ela dos obstáculos para que ela possa ter acesso ao local que é "acessível" para ela.

    ResponderExcluir
  5. Pois é pessoal, mas será que as pessoas que fazem o planejamento desta cidade (se é que o fazem), sabem o verdadeiro significado da palavra inclusão e acessibilidade?

    ResponderExcluir