sábado, 23 de julho de 2011

Celular para surdos? sim, isso já é possível!

Nesta semana o Brasil participou de uma competição e ganhou prêmio!!!!! Este evento é a copa mundial de computação, apoiado pela ONU, que tem como finalidade incentivar o uso da tecnologia para a melhoria do mundo.
Até pouco tempo atrás o deficiente auditivo tinha enorme dificuldade para se comunicar por meio do celular. A única ferramenta disponível para tal público era o recebimento e envio de mensagens. Só que nesta semana, viu-se uma nova possibilidade, que possa facilitar bastante a vida dos surdos. Trata-se da criação de um celular que por meio da câmera,  possibilita captar, a linguagem de sinais, e converter esta mensagem em áudio. Com isso o deficiente auditivo poderá comunicar-se com surdos e não surdos, de forma simples.
Atualmente tem-se também celulares que permitem a comunicação com as libras, através de videoconferências mas para isso é necessário que o celular tenha tecnologia 3G. Porém este não é um aparelho acessível a todos, pelo seu valor.
É uso da novas tecnologias a favor da acessibilidade! Agora é torcer para que esta idéia seja implantada e que chegue logo ao comércio de forma acessível ao bolso dos consumidores.

Fonte: Globo.com > Brasil ganha prêmio mundial de computação com cidade de voluntários

Mais informações sobre este assunto: Nova tecnologia permite que surdos conversem pelo celular

3 comentários:

  1. Excelente informação Leila, vê as tecnologias de informação e comunicação ao alcance das pessoas com deficiência “pena que ainda não podemos dizer de todos!". Mas vale ressaltar que existem computadores para cegos, mas ainda não são acessíveis a todos por causa do valor.
    Eu diria que agora é torcer para que os governos comprem essas ideias, e invistam, dando subsídios para que os cidadãos possam ter acesso (comprar) a essas ferramentas. Depende muito de vontade política para diminuir o valor desses aparelhos.
    Essa informação serve para pensarmos que realmente na maioria das vezes temos é um selo de acessibilidade imaginário.

    ResponderExcluir
  2. Eu também achei super interessante Leila,ótima compartilhar no nosso blog. Essa postagem me fez lembrar do nosso professor de Antropologia Guga que usava um celular apropriado para cego.Lembrei também de como a gente se espantava com a forma que ele organizava a carteira e sabia exatamente quanto tirava e colocava.E ainda particularmente nas discussões que eu tinha com Edna em off sobre como as tecnologias facilitava a vida dele mas que talvez não fosse acessível para todos.
    É como Dani disse, agora é torcer. As possibilidades aparecem mas o complicado mesmo é que tornem acessíveis tanto de chegar até aqui quanto financeiramente.

    ResponderExcluir
  3. Só uma observação Leila...nossas curiosidades estão sendo postadas na página do "Você sabia". As próximas se puder posta lá. E já adiantando, em relação a links é na página "Vale a pena conferir".

    ResponderExcluir