segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Acessibilidade na UNEB


Este vídeo foi produzido para a disciplina de Educação e Tecnologia da Informação e da Comunicação com o objetivo de utilizar os recursos tecnológicos, nesse caso a produção, edição e divulgação de vídeos pelo site do Youtube, na sala de aula.
Descobrimos como esse recurso pode ser de grande utilidade para os educandos em diversas temáticas e a escolhida pela equipe produtora deste curta foi a Acessibilidade na UNEB.

Porque na UNEB?
Já que vamos falar de acessibilidade em nossa cidade porque não começarmos pelo nosso "mundo"? Nossa universidade. A qual estamos todos os dias e nem a conhecemos por inteiro, muito menos no que se refere a acessibilidade, no caso do vídeo, para cadeirantes.

Foi um experiência grandiosa, do roteiro inicial à edição e por fim apresentação para os colegas.
Esperamos que esse seja mais um alimento para nossas discussões sobre acessibilidade, agora num ambiente que conhecemos muitos bem.

Ou como diria nosso colega Marcus: "Ou será que não?"


Equipe: Edna, Lorena Silvia, Patrícia Pereira, Natália Lisbôa, Leila Leite, Haidêe Cristina - 7º semestre - Vespertino

Att. Edna Santos

sábado, 17 de setembro de 2011

Agradecimentos...

Gostaria de agradecer a todos que participaram do seminário que colaboraram com essa troca de conhecimentos e experiências que essa vivência pode nos proporcionar.
Espero que os assuntos discutidos no seminário não fiquem só naquele auditório ou aqui no blog, mas no coração, mente e prática de vocês.
Acredito que tanto para mim quanto para a turma esse semestre foi um aprendizado sem palavras e estamos muito felizes com essa culminância podendo mostrar tudo que pesquisamos, experienciamos e sentimos ao longo desse percursos,
Nos encontramos em outras oportunidades!
E o blog continuará aqui sendo alimentado com postagens e dicas legais sobre inclusão e acessibilidade!


Att. Edna Santos


Fotos de Marcus Brandão no blog: G-PEAC

domingo, 11 de setembro de 2011

Acessibilidade?










Nova Praça do Imbuí: bares, lanchonetes, pista para caminhada, pista de skate, parque infantil, etc.
Mas será que todas as pessoas podem frequentar este ambiente?
Fazendo um passeio por esta praça, observei que isso não é possível, pois apesar dela está cercada de placas de acessibilidade, falta ainda muita coisa para que isso seja verdade.
Por exemplo, esqueceram de um detalhe muito simples: não colocaram barras de sustentação nos banheiros! Como cadeirantes, grávidas e idosos vão sentar e levantar no banheiro sem essas barras? Ou será que essas pessoas não podem ou não devem frequentar este ambiente? Complicado não é?
Outro detalhe importante: não existe uma pista tátil nesta praça! Será que pessoas com deficiência visual não gostam de passear ou de se encontrar com amigos para bater um papo e se distrair? 
A verdade é que a inclusão e acessibiliade que existe (se posso dizer que existe) está muito longe do que deve ser realmente. E não digo isso só por causa das praças não! Digo isso porque, se olharmos atentamente para toda a nossa cidade (praças, parques, shoppings, edifícios, escolas, ruas, etc), veremos que as palavras "inclusão e  acessibilidade" só existe realmente nas placas.